Biografia de Mariana Machado

Designer Gráfico, Consultora de Marcas e Desenvolvedora de Negócios Web


Há 20 anos trabalho através do site www.marianamachado.com como desenvolvedora de negócios web, designer gráfico e web e marketing digital. Hoje eu me defino como designer de resultados e consultora de marcas, desenvolvendo projetos de médio a grande porte, para médias e grandes empresas.

Sou parceira há 8 anos da Kodilu Lda - Angola, Technology & Web, prestando assessoria no fortalecimento da marca, no design e em social media, para o banco de imagens Angola Image Bank. Também sou responsável pela marca e design promocional e institucional da Olympic Grupo, e marcas associadas, em Angola.

Sou fundadora do curso Design que Vende e mentora em Design de Resultados e dou palestras voltadas para desmistificação do design que vende para empreendedores.

Ao longo da minha caminhada, fiz além da formação superior em Design pela Unifacs, fez especializações e reciclagens em Programação Visual, Psicodinâmica das Cores, Percepção Visual, Stop Motion, Criatividade e Biônica, Arte Computacional, Ilustração Editorial, Marketing Eletrônico, SEO, Tecnologia Móvel, Google Adwords, Difusão de Conteúdo, Desenvolvimento de Lojas Virtuais, Compras Coletivas, Gestão de Internet Banking, SQL e diversos cursos profissionalizantes em Fotografia. Mas o maior aprendizado, foi o auto didata, pesquisado, assistido, lido e colocado em prática no dia a dia.

De 1994 à 1996 trabalhei para um parque gráfico GBK onde eu defini o início da minha carreira, lá atuei como programadora visual, desenvolvendo peças publicitárias. Na sequência desta oportunidade, percebi uma grande identificação com o vídeo design, e trabalhei posteriormente, em 1996, para TV Itapoan (atual retransmissora da Rede Record na Bahia), onde desenvolvi spots, chamadas e selos jornalísticos.

Criei, junto com parceiros, um Curso de História em Quadrinhos 'Comics Designer', ministrado durante o ano de 1996 e que teve o apoio da AAB (Associação Atlética da Bahia) que o sediou.

De 1996 a 2000, recebi prêmios importantes, que mudaram completamente a minha história no cenário nacional e internacional, abrindo portas nos EUA, Angola, Inglaterra e Portugal.

Ainda em 1997, fui bolsista do CNPq - FIEB (Centro Nacional de Pesquisa - Federação das Indústrias), onde tive orientação pedagógica e desenvolvi peças gráficas, identidade visual corporativa, manuais de marcas já existentes, assessoria de planejamento à empresas de design.

Formei-me em Design em 1998, através da Universidade Salvador - Unifacs e continuei traçando a trajetória profissional atuando principalmente no Design Gráfico Digital, em atenção ao webdesign, multimídia e vídeo.

Em 1998 ingressei para o núcleo tecnológico de multimídia do SENAI - FIEB (Serviço Nacional de Apoio às Indústrias - Federação das Indústrias), como designer multimídia, exercendo esta função por 1 ano.

De 2001 a 2003, trabalhei para a SISTEC - Netangola, em Luanda - Angola, como Designer Senior Gráfico e Web, assumindo posteriormente a gestão do setor de WD&H (Web Design & Hosting).

Ainda em Angola, de 2003 a 2004, trabalhei para o BAI - Banco Africano de Investimentos, onde fui responsável pelo design interno do Banco. Redesenhei e mantive o site do Banco Bai, participando da implementação do primeiro Internet Banking de Angola.

Trabalhei por três anos como freelancer em Angola, para empresas multinacionais como: Montblank, Nike, Odebrecht, Personna, Citroën e Revista Africa Today.

Em Portugal, por dois anos desenvolvi como freelancer, sites e projetos para empresas como o Hotel Pestana, Grupo Haviti, Vip Car, MediaTV, The Bridge Inn, Cocktail Garden, entre outros, atuando como desenvolvedora e também como consultora autônoma em interfaces e vídeo design, tendo sido responsável pela concepção visual (marca, selos, oráculos, assinaturas e website) da primeira TV Digital através da internet em Portugal, a MediaTV.

Em 2007 voltei a trabalhar no Brasil como consultora em web design e desenvolvimento de projetos web até 2008, quando regressei para Angola a convite da agência brasileira de publicidade Engenhonovo, como Diretora de Arte e Web, desenvolvendo peças de campanhas publicitárias para marcas, cito Liga-Liga, Infrasat, Odebrecht, Movicel, Banco Bai, Novo Banco, HOGI, entre outras, além de participar da criação das peças para a Copa Africana das Nações (CAN).

No regresso de Angola para o Brasil em 2009, continuei como consultora da Intrinsic Angola (hoje Inova - i9A) até 2010 e desde de 2008 para a Kodilu Lda até o momento, desenvolvendo projetos para as maiores marcas de Angola, como Sigma Group S.A., Sistec S.A., Olympic Grupo, Angola Image Bank, entre outras.

O status atual, está no topo do texto.


Mariana Machado

Olá, tudo bem? Olha, eu me considero uma fazedora nata, além de apaixonada pelas formas, pela comunicação e pelo ser humano. Trabalho com design de resultados e tenho mais de 20 anos de experiência atuando em diversas áreas do Design.