Biografia de Mariana Machado


Designer Gráfico, Consultora de Marcas e Desenvolvedora de Negócios Web



Há 24 anos trabalho através do site www.marianamachado.com como desenvolvedora de negócios web, designer gráfico e web e marketing digital. Hoje, através da empresa By Mariana Machado, eu atuou como designer de resultados e de diferenciação, sou consultora de marcas, desenvolvendo projetos de médio a grande porte, para médias e grandes empresas e a minha missão é tornar marcas irresistíveis.

Sou parceira há 10 anos da Kodilu Lda - Angola, Technology & Web, prestando assessoria no fortalecimento da marca, no design e em social media, para o banco de imagens Angola Image Bank.

Ao longo da minha caminhada, além da formação superior em Design pela Unifacs, fiz especializações e reciclagens em Programação Visual, Psicodinâmica das Cores, Percepção Visual, Stop Motion, Criatividade e Biônica, Arte Computacional, Ilustração Editorial, Marketing Eletrônico, SEO, Tecnologia Móvel, Google Adwords, Difusão de Conteúdo, Desenvolvimento de Lojas Virtuais, Compras Coletivas, Gestão de Internet Banking, SQL e diversos cursos profissionalizantes em Fotografia. Mas o maior aprendizado, foi o auto didata, pesquisado, assistido, lido, desconstruido e colocado em prática no dia a dia.

Em 1993 dava meus primeiros passos na internet e inaugurei meu primeiro site www.marianam.com, que em 1994 tornou-se www.marianamachado.com. Foram anos de muito aprendizado, noites de insônia e muitas expectativas pelo futuro.

De 1994 à 1996 trabalhei para um parque gráfico GBK onde eu defini o início da minha carreira profissional, lá atuei como programadora visual, desenvolvendo peças publicitárias para campanhas.

Na sequência do trabalho com programação visual, percebi uma grande identificação com o vídeo design, e trabalhei posteriormente, em 1996, para TV Itapoan (atual retransmissora da Rede Record na Bahia), onde desenvolvi spots, chamadas e selos jornalísticos.

Entre 1994 e 1996 fiz os primeiros sites de muitas instituições e empresas da minha localidade e do Brasil: secretarias, órgãos públicos, desde o diário oficial à câmara dos vereadores,  Folha de São Paulo, Biblioteca de São Paulo (a digital), restaurantes e empresas diversas. Foi o início de tudo.

Criei, junto com parceiros, um Curso de História em Quadrinhos 'Comics Designer', ministrado durante o ano de 1996 e que teve o apoio da AAB (Associação Atlética da Bahia) que o sediou.

De 1996 a 2000, recebi prêmios importantes, que mudaram a minha história no cenário local, nacional e internacional, abrindo portas nos EUA, Angola, Inglaterra e Portugal.

Ainda em 1997, fui bolsista do CNPq - FIEB (Centro Nacional de Pesquisa - Federação das Indústrias), onde tive orientação pedagógica e desenvolvi peças gráficas, identidade visual corporativa, manuais de marcas já existentes, assessoria de planejamento à empresas de design.

Formei-me em Design em 1998, através da Universidade Salvador - Unifacs e continuei traçando a trajetória profissional atuando principalmente no Design Gráfico Digital, em atenção ao webdesign, multimídia e vídeo, mas a web sempre teve uma importância grande em meu coração.

Em 1998 ingressei para o núcleo tecnológico de multimídia do SENAI - FIEB (Serviço Nacional de Apoio às Indústrias - Federação das Indústrias), como designer multimídia, exercendo esta função por 1 ano.

Em 1999 trabalhei para a Maruanã tecnologia, como diretora de arte web, tendo como projeto destaque o design do Shopping Virtual, 'MShop', primeiro shopping virtual da Bahia.

Em 2000 fui premiada, através do website pessoal 'Mariana Machado Online', com o prêmio TOP WEB ADVB, maior prêmio da internet Baiana, nas categorias: 'Destaque do Prêmio' e melhor 'Website Pessoal'. < a href="http://by.marianamachado.com/2011/11/premios-reportagens-e-exposicoes.html" target="_blank"> [Clique aqui e veja outros prêmios e reportagens]. </a>

Ainda em 2000 ingressei para a PROPEG, onde permaneci por um ano atuando como webdesigner e supervisora de criação. O trabalho que mereceu destaque foi o Portal Intranet da Telemar Brasil e Regionais, com o qual ganhamos em equipe para a PROPEG, o prêmio da Aberj - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial de Melhor Intranet do Rio de Janeiro e outro importante projeto foi o Portal da Bahia para o Governo Baiano em www.bahia.com.br.

De 2001 a 2003, trabalhei para a SISTEC - Netangola, em Luanda - Angola, como Designer Senior Gráfico e Web, assumindo posteriormente a gestão do setor de WD&H (Web Design & Hosting), onde desenvolvemos portais, sites, além de hospedar e administrar os websites das maiores empresas de Angola.

Ainda em Angola, de 2003 a 2004, trabalhei para o BAI - Banco Africano de Investimentos, onde fui responsável pelo design interno do Banco. Redesenhei e mantive o site do Banco Bai, participando da implementação do primeiro Internet Banking de Angola.

Trabalhei por três anos como freelancer em Angola, para empresas multinacionais como: Montblank, Nike, Odebrecht, Personna, Citroën e Revista Africa Today.

Em Portugal, por dois anos desenvolvi como freelancer, sites e projetos para empresas como o Hotel Pestana, Grupo Haviti, Vip Car, MediaTV, The Bridge Inn, Cocktail Garden, entre outros, atuando como desenvolvedora e também como consultora autônoma em interfaces e vídeo design, tendo sido responsável pela concepção visual (marca, selos, oráculos, assinaturas e website) da primeira TV Digital através da internet em Portugal, a MediaTV.

Em 2007 voltei a trabalhar no Brasil como consultora em web design e desenvolvimento de projetos web até 2008, quando regressei para Angola a convite da agência brasileira de publicidade Engenhonovo, como Diretora de Arte e Web, desenvolvendo peças de campanhas publicitárias para marcas, cito Liga-Liga, Infrasat, Odebrecht, Movicel, Banco Bai, Novo Banco, HOGI, entre outras, além de participar da criação das peças para a Copa Africana das Nações (CAN).

No regresso de Angola para o Brasil em 2009, continuei como consultora da Intrinsic Angola (hoje Inova - i9A) até 2010 e desde de 2008 para a Kodilu Lda até o momento, desenvolvendo projetos para as maiores marcas de Angola, como Sigma Group S.A., Sistec S.A., Olympic Grupo, Angola Image Bank, entre outras.

Até 2017 fui responsável através da minha marca por 10 anos de design promocional e institucional da Olympic Grupo, e marcas associadas, em Angola.

O status atual, está no topo do texto.


Mariana Machado

Olá, tudo bem? Olha, eu me considero uma fazedora nata, além de apaixonada pelas formas, pela comunicação e pelo ser humano. Trabalho com design de resultados e tenho mais de 20 anos de experiência atuando em diversas áreas do Design.